Introíbo ad altáre Dei. Ad Deum qui laetíficat juventútem meam. Vou-me aproximar do altar de Deus. Do Deus que é: A alegria da minha juventude!

domingo, 18 de setembro de 2011

Em todo lar: um altar! - Inspirações para você mandar fazer um oratório para o seu altar doméstico

Salve Maria!
Na postagem anterior vimos algumas sugestões de móveis que podem ser aproveitados ou adquiridos para que seja organizado o nosso altar doméstico. Nesta mesma postagem cheguei a dizer que, se tivesse condições, mandaria fazer um oratório inspirado naqueles altares antigos e barrocos. Por isso, trouxe para vocês alguns modelos e ideias para inspirá-los a também desejar um bonito oratório e, assim como eu, espero que todos nós realizemos este "sonho de consumo" um dia!
Vejam que beleza:







Os pequenos oratórios acima devem ser colocados sobre um móvel, como uma cômoda ou aparador, por exemplo, e são uma opção para aqueles que contam com menos espaço em casa.
É possível notar a diferença entre estes belos oratórios (que muitas vezes chegam a lembrar uma capelinha) e os que vemos hoje (mais parecidos com um caixotinho). Eu prefiro a capelinha...
Acredito que estes dois últimos modelos são mais fáceis de serem reproduzidos por um profissional.




Achei este modelo - da imagem acima - muito interessante, pois não se trata de um oratório propriamente dito, mas de uma adaptação que se fez em um órgão.
Ficou parecendo um oratório mesmo e dá para você se inspirar e desenhar o modelo que deseja mandar fazer o seu!




Na primeira imagem podemos notar outra adaptação: um oratório feito numa escrivaninha. Se você deseja fazer o seu oratório um pouco mais simples, esta é uma ideia.
Abaixo, outros modelos:






Inspire-se, também, em alguns oratórios de belas e devotas igrejas:





E então? Inspirado em qual desses oratórios você mandaria fazer o seu?
A ideia primeira é que você, ao ver estes belíssimos modelos, deseje, imagine, desenhe e mande fazer, quando possível, um belo móvel para o seu altar!
Parece-me que o oratório, por si só, já inspira oração, zelo e piedade!
Como eu havia dito, se tivesse condições, é o móvel que eu gostaria de adquirir e é o móvel que eu indico para aqueles que tem a possibilidade de obtê-lo!
Mas, quero deixar claro que, enquanto isso não for possível, temos tantas outras opções de móveis para montarmos nosso altar (basta ver a postagem anterior da série, clicando aqui).
Espero que tenham gostado dos oratórios e que todos já tenham reservado o móvel para o seu altar doméstico!
Que São José, o carpinteiro, interceda por nós junto a Nosso Senhor e consiga Dele a graça do melhor cômodo e móvel para o nosso altar doméstico, um lugar segundo o Sacrossanto Coração de Jesus nos providenciar e onde Ele seja mais honrado e glorificado, onde a piedade floresça e dê frutos de graça e salvação para  nossa família!
Este é o meu desejo para todos!
Tenham uma santa semana!



Próxima postagem da série "Em todo lar - um altar":
Vamos adquirir um genuflexório?


4 comentários:

  1. Nívia!

    Salve Maria Imaculada, a Senhora de La Salette!

    Que postagem linda esta que você publicou. Parabéns pelo zelo e pelo texto.

    Dá uma esperança quando a gente encontra pessoas que valorizam a Fé, a devoção e o amor a Nossa Senhora e claro em Nosso Senhor Jesus Cristo.

    Continue com estes textos tão belos.

    Quando for falar de mantos para Nossa Senhora, se quiser, tenho uns aqui muito bonitos, posso tirar fotos.

    Abraço em Cristo
    Rafael

    ResponderExcluir
  2. "...Lembraram-se então os seus discípulos do que está escrito: O zelo da tua casa me consome (Sl 68,10)..." (Jo 2,17)

    Deus a abençoe, Nívea.

    ResponderExcluir
  3. Caríssimo Rafael, agradeço o seu comentário!
    Muito animador...
    Veja, eu aceito sim as fotos dos mantos. Pretendo mesmo fazer uma postagem sobre este assunto na série! Além disso toda colaboração (e boa colaboração como as que vêm do "A hora de Maria") são muitíssimo bem vindas!
    Que a própria Virgem Santíssima lhe recompense em graças toda a sua caridade!

    ResponderExcluir
  4. Mariana, nosso encontro foi mesmo uma grande graça da Divina Providência!
    Fico muito feliz com seus comentários e e-mails!
    Espero um dia poder conhecê-la pessoalmente!
    Com muito carinho de sua irmã espiritual:
    Nívea

    ResponderExcluir

Salve Maria!
Muito obrigada pela disponibilidade em escrever-me seu comentário! Ele proporciona um feedback sobre as postagens e isso pode ser maravilhoso!
No entanto, peço que não escreva comentários ofensivos ou de duplo sentido e intenção. Eles podem não ser publicados! Penso que, ao visitar o blog, entenda o fim para o qual foi criado e deseje crescer na piedade e devoção.

"Não saia de nossa boca nenhuma palavra inconveniente, mas, boa para edificação, que comunique graça aos que a ouvirem" (Efésios 4,29).

"As palavras amáveis são favo de mel: doce ao paladar e força para os ossos" (Provérbios 16,24).

Contemplemos Jesus na escola de Maria!